PARTICIPE DO BLOG, ELE É SEU!!!

Correntinense ou visitante, faça uso do seu BLOG para elogiar, criticar, opinar e exercitar o seu direito de cidadania de forma coerente, sem "politicagem", sem ofensas e anonimatos.

Ranchão de Correntina, nosso cartão postal!

Ranchão de Correntina, nosso cartão postal!
"Cidade carícia de eterna primavera!"

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PACOTE CONTRA A BUROCRACIA ACABARÁ COM O RECONHECIMENTO DE FIRMA

Administração pública
Governo prepara pacote contra a burocracia
Publicada em 25/01/2009 às 23h26m O Globo

Comentários
BRASÍLIA - Em nova tentativa de diminuir a burocracia no serviço público, o governo prepara o anúncio de um pacote de medidas para simplificar o atendimento ao cidadão e melhorar o desempenho da administração, informa Regina Alvarez em reportagem publicada nesta segunda-feira pelo "Globo". Entre as propostas está a implantação da gestão por resultados no serviço público, com incentivos aos órgãos e aos servidores que cumprirem metas de desempenho. O próprio presidente Lula considera a burocracia um dos principais entraves ao desenvolvimento do país.

O pacote contra a burocracia inclui um projeto de lei elaborado pelo Ministério do Planejamento e um decreto presidencial com medidas para facilitar a vida do cidadão. Uma delas define que os órgãos do Poder Executivo federal não poderão exigir do cidadão documentos e informações que já sejam de conhecimento da administração pública, mesmo que estejam dispersas nos bancos de dados oficiais. Pelo decreto, os órgãos deverão buscar as informações de que necessitem cruzando os bancos de dados disponíveis.
Outra simplificação dispensa de reconhecimento de firma em qualquer documento produzido no Brasil, quando assinado na frente do servidor público. A autenticação pode ser feita mediante comparação com o original pelo próprio servidor público. Não é a primeira vez que se decreta o fim do reconhecimento de firma, que resiste não apenas por exigência de empresas ou do serviço público, mas por hábito dos cidadãos.
O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Marcelo Viana, cita o seu próprio exemplo para mostrar como o sistema atual é falho no atendimento ao cidadão. Ele conta que ficou afastado do serviço público por um período e, ao retornar, precisou apresentar uma certidão de averbação para comprovar as contribuições à Previdência feitas como autônomo.
" Fui para a fila do INSS e demorei seis meses para obter uma certidão " conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Evite o anonimato, não publicaremos se considerarmos ofensivas, imorais ou politiqueiras.
2- Opine sobre a materia, sobre o blog e assuntos do interesse de Correntina, do Estado e do Pais.
3- Sua participação é muito importante