PARTICIPE DO BLOG, ELE É SEU!!!

Correntinense ou visitante, faça uso do seu BLOG para elogiar, criticar, opinar e exercitar o seu direito de cidadania de forma coerente, sem "politicagem", sem ofensas e anonimatos.

Ranchão de Correntina, nosso cartão postal!

Ranchão de Correntina, nosso cartão postal!
"Cidade carícia de eterna primavera!"

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2009

PRODUTORES DO OESTE BAIANO APRESENTAM PLANO AO IBAMA

Quinta-feira, 16 de Abril de 2009

Produtores rurais do Oeste da Bahia, representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Governo do Estado da Bahia, através das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Agricultura (Seagri) e prefeituras de nove municípios da região consideraram positivo o saldo da primeira reunião com o governo federal para tratar do Plano de Adequação Ambiental do Oeste da Bahia, batizado de “Oeste Sustentável”. O encontro aconteceu em Brasília com o presidente do Ibama, Roberto Messias.

Produtores e Governo apresentaram ao executivo do órgão federal o plano que está sendo implantado para regularizar o passivo ambiental na região Oeste do estado e formalizaram o convite para a assinatura de acordo de cooperação mútua. A data sugerida foi de 02 a 06 de junho próximo, durante a realização da Feira de Tecnologia Agrícola e Negócios - Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães. Uma força-tarefa entre as três esferas do Governo e produtores terá por finalidade dar conta de cerca de dois mil processos de pedidos de licenças de supressão vegetal e averbação de reserva legal, estacionados nas prateleiras dos órgãos ambientais, por falta de pessoal e infra-estrutura. Em nível estadual já vigora o acordo entre a Sema, Seagri e Aiba, que foi fechado em 5 de abril deste ano.

A primeira etapa do plano já começou, com o cadastramento das propriedades com área acima de 200 hectares nos municípios de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Riachão das Neves. O objetivo será mapear, cadastrar, diagnosticar e adequar, dentro de dois anos, duas mil propriedades rurais em nove municípios da região Oeste da Bahia (Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, São Desidério, Correntina, Jaborandi, Cocos, Formosa do Rio Preto e Santa Rita de Cássia). “Fico muito satisfeito de ver esse projeto que tem como pano de fundo a revitalização do São Francisco. Resta-nos encontrar a maneira efetiva para ajudá-los”, disse Roberto Messias após a exposição do plano.

Para Walter Horita, presidente da Aiba, a sinalização do IBAMA foi animadora. “Sentimos uma grande inclinação para a parceria, pois, resolver o problema que hoje ameaça não apenas o meio ambiente, como também a economia regional, é de interesse de todos. E pesa em nosso favor uma iniciativa semelhante e recém implantada no Mato Grosso, que já está criando algumas referências importantes para desenharmos o nosso próprio modelo”, afirma.

Fonte: Jornal da Mídia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Evite o anonimato, não publicaremos se considerarmos ofensivas, imorais ou politiqueiras.
2- Opine sobre a materia, sobre o blog e assuntos do interesse de Correntina, do Estado e do Pais.
3- Sua participação é muito importante