PARTICIPE DO BLOG, ELE É SEU!!!

Correntinense ou visitante, faça uso do seu BLOG para elogiar, criticar, opinar e exercitar o seu direito de cidadania de forma coerente, sem "politicagem", sem ofensas e anonimatos.

Ranchão de Correntina, nosso cartão postal!

Ranchão de Correntina, nosso cartão postal!
"Cidade carícia de eterna primavera!"

Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

UPB BUSCA APOIO DE JAQUES WAGNER

Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2009

União dos Municípios busca apoio do governador Wagner
Patrícia França, do A TARDE

O presidente eleito da União dos Municípios da Bahia (UPB), o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB), já definiu as suas duas primeiras providências à frente da entidade, tão logo tome posse na próxima segunda-feira, em Ilhéus, durante reunião da Confederação Nacional dos Municípios: agendar um encontro com o governador Jaques Wagner (PT) – que viu o correligionário Luiz Caetano (prefeito de Camaçari) sair derrotado da disputa – e se reunir com o superintendente da Caixa Econômica, em Itabuna. Com o governador, Roberto Maia vai buscar estabelecer uma agenda administrativa, para um melhor relacionamento entre as prefeituras e as secretarias de Estado. Também vai pedir maior atenção do governo na questão da segurança. “Existem cerca de 160 cidades sem delegados de polícia, e isso tem deixado os prefeitos aflitos”, disse Maia. Com a Caixa Econômica – responsável por boa parte dos convênios federais firmados com as prefeituras –, o presidente eleito da UPB vai tentar desatar o nó que, segundo ele, tem criado sérios obstáculos para a aprovação de muitos projetos. “Há uma morosidade enorme para os contratos serem aprovados, sempre falta um documento, uma certidão. Queremos saber da instituição quais medidas podem ser tomadas, do ponto de vista técnico e de estrutura”.

Roberto Maia citou o caso do município que governa, no oeste da Bahia, que aguarda a liberação, desde 2007, de recursos da ordem de R$ 15 milhões do PAC para saneamento (água, coleta e tratamento de esgotamento sanitário). Outra medida de Maia será buscar maior assessoramento do Tribunal de Contas dos Municípios e do Ministério Público, para auxiliar na capacitação dos gestores e evitar o que ocorreu em 2008, quando 152 prefeituras tiveram as contas rejeitadas pelo TCM. AgradecimentosNesta quinta-feira, dia em que ocorreu a eleição na UPB, o governador Jaques Wagner estava em Brasília, garantindo recursos para a Bahia enfrentar a crise mundial da economia. Ainda nesta quinta, participou, ao lado do presidente Lula e de chefes de Estado, do Fórum Social Mundial, em Belém (PA). “Ainda não nos falamos”, revelou Roberto Maia, frisando que a disputa política acabou. “A UPB dará o mesmo tratamento a todos os prefeitos, porque o objetivo, agora, é fortalecer a entidade para cobrar mais apoio dos governos federal e estadual”. O primeiro dia pós-eleição foi definido por Roberto Maia como “de agradecimentos”. Esteve no escritório do ex-governador Paulo Souto, presidente estadual do DEM – que na noite anterior esteve na festa da vitória do peemedebista –, falou por telefone com o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, e com parlamentares que trabalharam pela sua eleição, como os deputados do PP, João Leão (federal) e Ronaldo Carleto (estadual).

Publicado por Editor às 17:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Evite o anonimato, não publicaremos se considerarmos ofensivas, imorais ou politiqueiras.
2- Opine sobre a materia, sobre o blog e assuntos do interesse de Correntina, do Estado e do Pais.
3- Sua participação é muito importante