PARTICIPE DO BLOG, ELE É SEU!!!

Correntinense ou visitante, faça uso do seu BLOG para elogiar, criticar, opinar e exercitar o seu direito de cidadania de forma coerente, sem "politicagem", sem ofensas e anonimatos.

Ranchão de Correntina, nosso cartão postal!

Ranchão de Correntina, nosso cartão postal!
"Cidade carícia de eterna primavera!"

Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

MORRE PEDRO GUERRA E CORRENTINA FICA ORFÃ
Getúlio Reis¹
Na manhã desta segunda-feira (22-12-2008), após embarcar a minha neta Esther, bis-neta de Teófilo Guerra e tetraneta de Pedro Guerra para Correntina-BA, em seguida dali recebo a infausta notícia do passamento deste último, - PEDRO GUERRA - para o oriente eterno.

Logo comecei a pensar... A morte é um processo biológico natural e necessário. É condição indispensável à sobrevivência da espécie e fundamental para a "aventura humana sobre a terra". E, que é através da morte que a vida se alimenta e se renova. Desta maneira a morte não seria a negação da vida e sim um artifício da natureza para tornar possível a manutenção da vida e é assim que desejo pensar sempre sobre a vida de PEDRO GUERRA desde que tive a honra e o privilégio de conhecê-lo e privar da sua amizade e estima.

Bem sei que a morte, devidamente estudada pela ciência em seus aspectos biológicos, sociais, psicológicos, emocionais, legais e éticos, vindo a ser denominá-la de tanatologia, é vista de maneira diferente segundo diferentes grupos sociais e de acordo com aspectos religiosos, éticos e culturais. Basicamente a sociedade ocidental rejeita a morte procurando constantemente vencê-la e para isso se baseia no seu desenvolvimento científico. A tentativa de vencer ou no mínimo contornar a morte leva a centenas de situações que muitas vezes se confundem com a ficção.

A despeito de todas essas explicações sociais, biológicas, éticas, psicológicas, emocionais e legais, tais desagravos não irão reparar a grande perca e a imensa lacuna que PEDRO GUERRA, mesmo com os seus 103 anos de vida, deixa na sociedade correntinense e baiana que agora consternada, sente-se também enlutada e órfã, com o passamento do insigne homem público, figura humana invulgar e amigo, especialmente daqueles que tiveram o privilégio do seu convívio.

Viveu mais de uma centena de anos aqui em Correntina uma vida mansa, religiosa, digna, sem culpas e sem medo. Muito lutou e passou por várias intempéries na vida política, foi quatro vezes Vereador, esteve na condução do Poder Legislativo, como presidente da câmara e foi chefe do executivo local, todas essas batalhas, PEDRO GUERRA venceu no bom combate e guardou a sua fé. Até mesmo nos momentos finais da vida, demonstrou a tranqüilidade dos bons, quando disse dias atrás para Lúcio Alfredo Machado, “Lucinho” em momento de lucidez plena: “meu filho...eu sei que já está chegando a minha hora...”

Creio que nesse momento PEDRO GUERRA, cujo sobrenome é e sempre foi sinônimo de PAZ, já se aliou positivamente aos nossos imortais JOSÉ MENDONÇA, MONSENHOR ANDRÉ e ANTONIO CÉLITO e de lá, onde são depositadas as almas dos justos, em quarteto, irão interceder junto ao PAI CELESTIAL por dias melhores para todos nós e para essa ainda sofrida e decadente Correntina.

Foi-se um grande homem! Correntina e Região choram a sua perda!

Que seja feita a vontade do SENHOR DEUS, aqui na terra, como no céu!
------------------------------------------------------------------------------------------------
(¹) Getúlio Reis e agropecuarista, filho por adoção de Correntina-Ba, onde exerceu por vários anos o cargo de Delegado de Polícia, é Oficial da Reserva da Polícia Militar da Bahia e Bacharel em Direito.
-------------------------------------------------------------------------------------------------

4 comentários:

  1. É lamentável que fatos desta natureza ainda aconteçam ! O que justifica a necessidade de um imprensa popular, no município, uma vez que o computador não atinge a grande massa da população.

    ResponderExcluir
  2. É lamentavél o companheiro Maguila agir dessa forma,Afinal é prefeito de toda correntina.

    ResponderExcluir
  3. Prezados companheiros, é de forma lastimável e vergonhosa que através deste meio de comunicação venho protestar contra a postura do chefe do poder executivo deste município bem como de ações ininteligíveis, infantis e sem nexo de alguns cidadãos correntinenses.

    De fato, é sabido que a divergência política neste município é uma coisa decepcionante, uma verdadeira política café-com-leite onde as suas bases se firmam não em uma democracia, mas sim em interesses peculiares. As ações praticadas no dia 16/12 tanto pelo chefe da administração municipal como pelos protestantes só vêm exteriorizar o que estava oculto: “precisamos de mais gente qualificada para exercer o poder e de mais educação para educar o povo ou pelo menos ensina-los a exercer a cidadania”.
    É necessário que acabemos com essa política suja e corrupta que há anos assola a nossa cidade. Devemos parar com a mania de achar bonito sermos vistos apenas como a cidade do carnaval enquanto as nossas crianças crescem analfabetas.

    Quanto aos jovens, e eu me sinto como um, devemos estudar pesadamente, não importa que seja uma, duas, três, quatro, seis ou dez horas por dia, devemos estudar por todos os meios. Não devemos dizer todas as coisas que os fracos dizem como, por exemplo, que os meus olhos ardem, que eu não gosto de ler ou ainda que o barulho é muito e não consigo concentrar, como já disse, é preciso estudar por todos os meios. Não para sermos melhores do que os outros praticando atitudes etnocêntricas, mas sim porque temos que divorciarmos da dependência das boas relações para o nosso desenvolvimento e sobrevivência, de nós e dos nossos filhos.

    ResponderExcluir
  4. Creio que precisamos de um jornal ainda que de distribuição semanal em Correntina, as notícias, as imagens e o turismo local devem e podem ser divulgados. Perdemos muito por não mostrar o que temos de melhor. Correntina só apareçe nos Jornais com notícias de acidentes e crimes. Vamos mudar isso!!!

    ResponderExcluir

1- Evite o anonimato, não publicaremos se considerarmos ofensivas, imorais ou politiqueiras.
2- Opine sobre a materia, sobre o blog e assuntos do interesse de Correntina, do Estado e do Pais.
3- Sua participação é muito importante