
De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal na Bahia, a "Operação Carcará", que já prendeu mais de 30 pessoas em todo estado, é a maior da coordenadoria regional da PF em toda a sua história. Foram cumpridos 82 mandados de busca e 46 de prisão em 20 municípios baianos. Segundo a PF, sete prefeitos estariam diretamente envolvidos no esquema de fraude de licitações. Às 10h, haverá coletiva de imprensa na Superintendência da Polícia Federal, em que serão apresentados detalhes da operação, como os nomes dos envolvidos. De acordo com informações de bastidores, entre os detidos estão o prefeito de Aratuípe, Antonio Alves da Silva, o prefeito de Castro Alves, Cloves Rocha, e a prefeita de Itatim, Raimunda Santos. A Prefeitura de Utinga também foi lacrada pela PF.
.
# CARCARÁ: CONFIRA A LISTA DE PREFEITOS PRESOS
.
Como resultado da “Operação Carcará”, a Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União e Ministério Público Federal, prendeu pelo menos 30 pessoas em todo o estado. A ação é contra o desvio de verbas federais e fraude em licitações, que resultaram em um prejuízo de R$ 60 milhões ao erário. Sete prefeitos estão envolvidos, sendo que os gestores de Aratuípe, Antônio Miranda Silva Júnior (PMDB), Cafarnaum, Ivanilton Oliveira Novais (PSDB), Itatim, Raimunda Silva dos Santos (PSDB), e Elísio Medrado, Everaldo Caldas (PP), já estão presos. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Palmeira, Cravolândia, Itatim, Utinga, Cafarnaum, Lençóis, Aratuípe, Ibicoara, Brejões, Cândido Sales, Santa Terezinha, Iraquara, Bonito, Santo Estevão, Lamarão, Elísio Medrado, Mulungu do Morro, Souto Soares, Castro Alves e Lafaiete Coutinho. As prefeituras de Salvador e Feira de Santana não foram investigadas.
.
# SAPEAÇU: VEREADOR DIZ QUE PREFEITO FUGIU
.
O presidente da Câmara Municipal de Sapeaçu, uma das cidades em que a Polícia Federal cumpre mandados na Operação Carcará, afirmou, em entrevista ao BN, que o prefeito George Vieira Gois (PP) sumiu da cidade. Segundo Luciano Borges (PSDB), a sede municipal foi lacrada e ninguém tem acesso, exceto os edis locais. De acordo com ele, além do gestor, os agentes foram atrás do ex-secretário de Administração e Finanças, Durval Lago (PP), que atualmente também é vereador. “Os dois sumiram da cidade. Acreditamos que eles fugiram por causa da operação da PF. Na verdade, já tinha sido pedido o afastamento do prefeito, mas ele entrou com agravo. Ele tem mais de 20 processos, inclusive o Ministério Público apontou que ele é o campeão de processos por improbidade”, relatou Luciano.
.
#FONSECA: ‘ESPERO QUE SEJA A PRIMEIRA DE MUITAS’
.
Em entrevista ao apresentador Samuel Celestino, no programa Bahia Notícias no Ar da rádio Tudo FM, o superintendente regional da Polícia Federal, José Maria Fonseca, falou sobre a Operação Carcará e os desdobramentos que a investigação terá para prender os demais envolvidos no esquema. “Espero que seja a primeira de várias operações. A investigação da Policia Federal (PF), junto com a Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal, teve início em 2009, quando descobrimos que uma companhia, que hoje tem o nome de Atual, fraudava a empresa que fornecia merenda para escolas do interior. A verba era desviada e depois distribuída entre os envolvidos”, explica. Fonseca disse também que o principal responsável pela “organização”, Edson Santos Cruz, “fazia os contatos com os prefeitos para desviar a verba da merenda. E, de acordo com uma pesquisa da CGU, uma média de R$ 60 milhões foram retirados dos cofres públicos”, ressaltou.
.
FONTE: Bahia Notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
1- Evite o anonimato, não publicaremos se considerarmos ofensivas, imorais ou politiqueiras.
2- Opine sobre a materia, sobre o blog e assuntos do interesse de Correntina, do Estado e do Pais.
3- Sua participação é muito importante