PARTICIPE DO BLOG, ELE É SEU!!!

Correntinense ou visitante, faça uso do seu BLOG para elogiar, criticar, opinar e exercitar o seu direito de cidadania de forma coerente, sem "politicagem", sem ofensas e anonimatos.

Ranchão de Correntina, nosso cartão postal!

Ranchão de Correntina, nosso cartão postal!
"Cidade carícia de eterna primavera!"

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

VEJAM OS MOTIVOS QUE FIZERAM O CAPITÃO GETÚLIO DESISTIR DA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE CORRENTINA

PORQUÊ  DESISTI  DA  PRÉ-CANDIDATURA  A  PREFEITO  DE  CORRENTINA

Almir, Getúlio, João Leão, Fio, Cacá e Marcão

Creio ser devedor de uma explicação aos meus amigos (as) e em especial a sociedade correntinense, pela tomada de decisão em desistir da pré-candidatura ao cargo de Prefeito de Correntina-BA, para as eleições de 2012 que se aproximam, quando estava anunciada essa minha pretensão, apoiado pelo Partido Progressista – PP/Bahia, especialmente pelo Ministro das Cidades Mário Negromonte, Deputado Federal João Leão e Deputados Estaduais Ronaldo Carletto, Cacá Leão e Mário Júnior.

            Inicialmente esclareço que o motivo preponderante foi em atendimento ao pedido dos meus octogenários pais, não escondo que ainda sou daquela quadra em que a obediência aos pais é coisa sagrada. O motivo secundário é o fato do nosso Partido Progressista-PP possuir dois pré-candidatos, Eu e a Vereadora Profª Vanúzia, entretanto, fizemos um acordo verbal e amistoso no sentido de que aquele pré-candidato que estivesse melhor nas pesquisas, mídia, blogs, jornais, sites e principalmente na aceitação popular, sairia candidato e com o apoio do outro, acordo esse presenciado pelos Srs. Almir Bispo, Lúcio Alfredo Machado, Weden di Sordi, Antonio Delegado, Pardal, Vereador Taá e D. Maria Alice, prontamente aceito e o documento lavrado naquele ato foi o “aperto de mão”, que para mim tem o mesmo ou até maior valor e segurança de um documento escrito.

            Passados 60 (sessenta dias) do pacto, quando já ultimava o prazo para as filiações e desfiliações, após fazer um apanhamento pessoal pelo município e ainda conhecer o resultado de algumas pesquisas extra-oficiais, uma dessas pesquisas até “maquiada” por um pré-candidato ´forçador de barra´, coincidentemente essa era a única pesquisa em que a Vereadora Profª Vanúzia não aparecia em primeira colocação. Não tive alternativa senão ceder e apoiar a referida Edil por todos esses motivos acima, somado ainda ao fato de ser a mesma Vereadora eleita pela legenda do PP, trazia ainda consigo outro Edil, Cassimiro Castro e Silva, também eleito pelo PP, portanto, jamais iria fazer opção por uma ruptura ou divisão interna do partido. Por fim, como havia dado a palavra, seu cumprimento era e continuará sendo imperioso, pois, nunca e em momento algum voltei atrás de qualquer compromisso assumido.

            Uma vez transferido o apoio à Vereadora Profª Vanúzia, na reunião primeira entre a cúpula do PP/Correntina, aquela pediu que realizássemos uma viagem a Salvador para dar conhecimento aos Deputados dessa decisão e pediu ainda que lhe fosse transferido presidência do Partido e a primazia para indicar alguns membros da Comissão Executiva Provisória, no que foi prontamente atendida. Nessa mesma reunião, ocorrida na residência do Sr. Almir Bispo, aquela Vereadora disse estar satisfeita com o apoio e a confiança que recebeu e em retribuição iria assumir o compromisso de também apoiar e votar nos Deputados do PP, haja vista seus apoiadores anteriores (Dep. Oziel e Jusmari Oliveira) estarem saindo como candidatos a prefeitos por Luis Eduardo Magalhães e Barreiras, respectivamente.

            Fomos a Salvador e reunimos com os Deputados Ronaldo Carletto e Cacá Leão, este último representando seu pai, Dep. João Leão que estava em Brasília-DF com o Prefeito João Henrique tratando dos assuntos do metrô de Salvador. Nessa reunião em que se fizeram presentes além da Vereadora os ex-prefeitos Almir Bispo, Marco Falcão, Capitão Getúlio e Maria Alice, ficou acertado a candidatura da Vereadora Profª Vanúzia, com total apoio do Partido Progressista – PP/Bahia e o lançamento oficial em Correntina em data a ser marcada em Barreiras no dia 1º de outubro, quando a Direção Estadual do PP ali estaria lançando a pré-candidatura de Antonio Henrique. Ficando acertado ainda que para Correntina já estavam confirmadas as presenças do Ministro e todos os Deputados Federais e Estaduais, além dos 3 (três) Secretários de Estado.

            No dia 28 de setembro, estando em Barreiras preparando a recepção da comitiva de Correntina, fui surpreendido com uma ligação telefônica dando conta de que a Vereadora Profª Vanúzia  tinha “sumido”,  também desistido do apoio recebido e que não mais sairia candidata pelo PP, que ela estava deixando o partido e a presidência do mesmo, contudo, sem mencionar o motivo dessa translativa decisão. No momento fiquei inquieto, efetuei dezenas de ligações aos familiares e às pessoas ligadas a Vereadora, de todas recebia a mesma informação de que aquela não estava na cidade e que tinha deixado a informação de que estava saindo do PP, lamentei o ocorrido e aguardei o dia 1º para cientificar aos Deputados, os quais depois de informados do ocorrido limitaram a proferir palavras de estímulo e disposição para apoiar a mim ou a qualquer outra pessoa que eu indicasse.

            Até hoje ainda não sei o motivo que levou a Vereadora Profª Vanúzia a tomar essa atitude, pois, em momento algum fui procurado pela mesma ou dela recebi qualquer justificativa. Não faço qualquer julgamento da sua atitude, também não coaduno com alguns pedidos e me posiciono contrário quando ouço comentários ou leio notas que atribuem a mesma a pecha de “traidora”, “infiel”, “traiçoeira”, “pérfida”, “Jeso de Saia”,  “Van tombada” e tantos outros adjetivos que em nada somam. Cada um tem suas ações e motivos próprios para permanecer ou sair dessa ou daquela agremiação. Creio que a forma escolhida ou eleita para ela sair é que não foi a mais recomendada, mas, respeito e acato, contudo não posso desconhecer que essa atitude teve um recheio de deselegância e descortesia. Aqui dou por encerrado esse acontecimento.

            Agora o PP-Correntina tem novo pré-candidato para as eleições de 2012, trata-se do Sr. Edmilson Barbosa Alves, também conhecido regionalmente por “FIO DE CHIQUITO”. Não há um só correntinense que não o conheça ou mesmo que não seja por ele conhecido. Esse conhecimento e relação de convivência decorrem da popularidade que alia positivamente ao modo simples e singelo de que é detentor o nosso “FIO DE CHIQUITO”, falar dele é impossível e falar sobre ele é até desnecessário.

            Para quem não conhece Correntina ou para quem nela reside há pouco, farei um resumo sobre nosso pré-candidato: Trata-se de um filho da terra, desde cedo dado ao trabalho e ao estudo, funcionário público municipal por longos 38 (trinta e oito) anos, iniciando seu ofício como ´carpinteiro´ e ultimando como Secretário de Obras. Esteve no legislativo como Vereador em 5 (cinco) distintas legislaturas, das quais 2 (duas) em aposição. Conhece todo o município em seus quadrantes anterior e atual, de igual forma conhece os seus habitantes sempre os chamando pelo nome. Não possui qualquer inimizade, nem mesmo com os opositores políticos. Sempre foi e é fiel ao Grupo Político em que esteve engajado. Conhece todas as necessidades e carências do município e sabe como erradicá-las ou minimizá-las. Não se lhe apontam quaisquer fatos que possam desabonar sua conduta como homem simples do povo ou mesmo como político partidário. Respeitado e respeitador. Honesto a toda prova.

“FIO DE CHIQUITO”, esse é o nome que submeto a apreciação da sociedade correntinense, colocando-o à disposição de todos aqueles que pensam e querem uma Correntina transparente, justa e mais humana.

Getúlio Cardoso Reis
Correntina - Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1- Evite o anonimato, não publicaremos se considerarmos ofensivas, imorais ou politiqueiras.
2- Opine sobre a materia, sobre o blog e assuntos do interesse de Correntina, do Estado e do Pais.
3- Sua participação é muito importante