Atividades do PCdoB
6 DE JANEIRO DE 2009 - 19h07
Posses em 18 cidades confirmam marca histórica do PCdoB-BA
Janeiro de 2009 marca o crescimento histórico PCdoB na Bahia. A legenda assumiu 18 prefeituras em todo o estado, abarcando cidades do Sul ao Norte, Chapada Diamantina e Região Metropolitana de Salvador, ratificando a participação ativa no cenário político da Bahia e coroando, com sucesso, a empreitada no pleito eleitoral de 2008.
“Em 2009, o PCdoB passa a ter uma experiência nova na área institucional de articular e dirigir esses 18 municípios, além de apoiar outros 147, onde fizemos vices-prefeitos ou os governos são de partidos aliados. O desafio é grande, mas o partido está preparado para dar suporte técnico e administrativo – em especial aos novatos – e orientar os gestores na construção de cidades mais desenvolvidas e mais humanas'', declarou o presidente estadual da legenda, Péricles de Souza.
Em Juazeiro, quarto município baiano em termos populacionais, Isaac de Carvalho (PCdoB) tomou posse em cerimônia no auditório da Câmara de Vereadores. Em sua primeira empreitada na vida pública, Carvalho derrotou antigas lideranças da região e foi eleito com mais de seis mil votos numa das mais importantes cidades do estado, detentora do quarto PIB agrícola do país. “O povo quis mudar e mudou. Esse é um marco, uma esperança, um novo tempo. Hoje tenho o prazer de dizer que vou lutar por Juazeiro e começar uma nova história”, destacou.
Na outra ponta do mapa baiano, em Itacaré, um dos principais destinos turísticos do Brasil, Antônio de Anízio assumiu a prefeitura em solenidade aberta a toda a população, com palanque montado em frente à Câmara, especialmente para empossar o representante comunista. Na ocasião, inusitadamente o novo presidente da Câmara de Vereadores foi eleito com votação aberta diante de uma platéia de mais de 500 pessoas, que aplaudiram a nomeação de Milton Ramos (PSC) que recebeu sete votos a favor e dois contra. “É fundamental sedimentar uma parceria com a Câmara de Vereadores para promover o desenvolvimento do município, fiscalizar os atos públicos e concretizar os desejos da população de transparência administrativa”, ressaltou Anízio.
Em São Sebastião do Passé, Tânia Portugal ratificou as suas ações quando assumiu o governo em 2005, em função da morte do então gestor, e, com mais de 11 mil votos, venceu invicta em todas as 90 urnas do município, laureando as ações da sua administração. “Meu compromisso é continuar trabalhando intensamente para fazer com que Passé cresça cada vez mais”, endossou Tânia, que recebeu a faixa em cerimônia pela primeira vez aberta à população.
Seguindo o exemplo de Passé, outras mulheres comunistas assumiram o mais alto posto público nas cidades de Ibicoara (Sandra Vidal), Matina (Olga Gentil) e Gandu, onde a nova prefeita, Dra. Irisma, participou de missa na Igreja Matriz antes de se tornar, oficialmente, a primeira mulher a ocupar o cargo de gestora da cidade, após 13 administrações masculinas e quase 30 anos de um mesmo grupo no poder municipal. “Agora vamos ter uma Gandu livre, com uma gestão participativa e criteriosa”, decretou Irisma.
Festa vermelhaUma grande queima de fogos precedeu a cerimônia de pronunciamento do novo prefeito de Heliópolis, Walter Almeida Rosário, seguida por benção religiosa. Filho da terra, Waltinho apontou a saúde como área prioritária e anunciou ações para viabilizar a realização de partos na cidade que, por falta de maternidades, impede o registro de recém-nascidos. “Os futuros cidadãos terão o direito de possuir, no registro de nascimento, o orgulho de ser Heliopolense”, destacou sob aplausos. A cerimônia ainda elegeu o vereador do PCdoB, José Mendonça Dantas, presidente da Casa Legislativa.
Festa também em Prado, onde Jonga foi empossado prefeito em cerimônia no fim da tarde, no plenário da Câmara Municipal. “Vamos implementar um governo centrado em ações e sem exageros, priorizando os setores administrativos, com especial destaque para ações em prol do turismo”, pontuou.
Não muito distante dali, também ao sul do estado, Agilson Muniz teve o seu trabalho à frente da prefeitura de Ubatã – quando assumiu por quatro meses e quitou as dívidas com o funcionalismo público – coroado ao ser empossado oficialmente prefeito e, desta vez, por escolha da população, com mais de 46% dos votos válidos.
Com a quase unanimidade dos votos, Maguila, no município de Correntina, arrematou mais de 94% da preferência do eleitorado e tomou posse como o prefeito detentor da maior votação, em termos relativos, de todo o PCdoB. Percentual de votos alto também em Brejões, onde Alan Santos assumiu a prefeitura após ser eleito com percentual acima dos 92%.
Campo Alegre de Lourdes, Serra do Ramalho, Capela do Alto Alegre, Rodelas, Ituaçu, Tanhaçu e Urandi deram continuidade a um início de ano marcado pelo sentimento de mudança, sob a égide do PCdoB; partido historicamente comprometido com os trabalhadores e afinado com os movimentos sociais.
De Salvador,Camila Jasmin, com assessorias do PCdoB
Nenhum comentário:
Postar um comentário
1- Evite o anonimato, não publicaremos se considerarmos ofensivas, imorais ou politiqueiras.
2- Opine sobre a materia, sobre o blog e assuntos do interesse de Correntina, do Estado e do Pais.
3- Sua participação é muito importante